REVESTIMENTOS
- Onde tiver piso colocado, é legal ir com sapato com salto de madeira ou borrachinha dura e circular bastante por toda a área, você notará um barulho diferente se pisar em um piso “solto”.
- Veja se não tem também nenhum piso ou azulejo trincado.
- Examine se todos os rejuntes estão bem feitos, sem “buraquinhos”... Principalmente atrás das portas e nas áreas molhadas (cozinha, serviços e banheiros).
ESQUADRIAS
- Feche todas as portas sem as chaves e depois com elas, veja se as dobradiças estão com todos os pinos encaixados.
- Veja se as guarnições das portas estão alinhadas com as paredes (se não tem buracos entre elas).
- Abra e feche todas as janelas e portas de alumínio. Veja se os trincos funcionam e se elas não estão com muita folga no trilho. Verifique se todas possuem uma borrachinha entre o alumínio e o vidro.
HIDRÁULICA
- Ao entrar nos ambientes onde tem torneiras, abram todas e só fechem-nas depois que sair dele. Vejam se não há vazamento embaixo das pias, nos sifões e nas cubas.
- Ao fechar as torneiras verifique se não continuam pingando. Também veja se todas as torneiras e registros não estão soltos (os acabamentos onde a gente pega).
- Dê descarga em todas as bacias dos sanitários. Caso a água não esteja ligada, faça uma anotação sobre isto, para uma segunda inspeção na parte hidráulica.
- Provavelmente você não terá como verificar se a banheira está funcionando... Faça também uma anotação sobre isto.
- Veja se o tanque está bem fixado e rejuntado.
- Confira se todos os ralos abrem e fecham.
ELÉTRICA
- Verifique se todos os pontos de luz possuem fios chegando... Se todas as tomadas e interruptores estão com os espelhos no lugar e fixados.
- Veja se o quadro de luz já possui indicação dos disjuntores (o que cada um corresponde).
- A luz e o gás não vão estar ligados, faça uma anotação de que não foi possível verificar se estão funcionando.
PINTURA
- Verifique a “massa corrida” ou “gesso” das paredes, principalmente do teto, se estão bem feitos... Pequenas imperfeições são normais, mas irregularidades muito visíveis são passíveis de correções. Faça a mesma coisa com a pintura.
E por fim escreva qualquer detalhe que julgue importante no documento da Construtora, e fique com uma cópia!
Arq. Adriana Castanho